Back to Library

Controle Biológico de Pragas da Agricultura

Published by:
Document
Download
Publication date
27/05/2020
Number of Pages
514
Language:
Portugues
Type of Publication:
Books
Focus Region:
Global
Focus Topic:
Agricultural Value Chains / Agri-Businesses
Land / Water / Resource Management
Type of Risk:
Biological & environmental
Type of Risk Managment Option:
Risk reduction/mitigation
Commodity:
Crops
Author
Eliana Maria Gouveia Fontes; Maria Cleria Valadares-Inglis
Organization
Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa)

APRESENTAÇÃO

É com satisfação que apresentamos esta obra, que tem por objetivo levar aos leitores o embasamento técnico-científico que fundamenta o controle biológico de pragas da agricultura. Ela visa preencher a lacuna existente na literatura recente, especialmente em língua portuguesa, e tem como público-alvo prioritário estudantes universitários de graduação e pós-graduação.

Nos últimos anos, tem havido aumento progressivo do interesse pelo controle biológico. A relevância do problema das pragas, incluindo doenças de plantas e problemas com plantas infestantes em geral, bem como o aumento da invasão de novas pragas nas últimas décadas em particular constituem claramente as principais razões desse interesse. Para impedir a invasão de plantas, animais e microrganismos em áreas naturais ou intocadas, o controle biológico é frequentemente visto como a única opção viável, por essa razão houve também, no mundo, um aumento do controle biológico de espécies invasoras em áreas de conservação. Embora tenha havido esforços para desenvolver métodos químicos de controle de pragas que representem menor risco para os seres humanos e o meio ambiente, preve-se que os agrotóxicos permanecerão como principal estratégia de controle de pragas ainda por muito tempo. Portanto, a expectativa de reduzir o uso de agrotóxicos continua sendo um dos principais incentivos para o estudo e o desenvolvimento do controle biológico.

Este método amigável de controle de pragas está em fase de crescimento como disciplina científica. A presente obra pretende contribuir para esse crescimento, servindo como ferramenta de ensino e consulta para professores, alunos e outros estudiosos do controle biológico. Trata-se de um esforço de mais de 2 anos de um trabalho contínuo dos editores e autores especialistas em diferentes áreas, como ecologia, entomologia, microbiologia, fitopatologia e nematologia, o que torna esta obra única em escopo e importância.